LAVAGEM SELF-SERVICE LIGEIROS E COMERCIAIS LIGEIROS                                                                         MODELO SP Flex  

 A Avematic desde 2002, que comercializa e desenvolve as suas próprias soluções de lavagem self-service. Esse controlo total, permite desenvolver soluções específicas à medida das necessidades do Cliente, bem como, adequá-las a ambientes mais rigorosos, quer no mercado interno, quer para a exportação. Com o novo modelo SP Flex, é criada uma solução potente e atual, para a lavagem self-service de viaturas ligeiras e comerciais ligeiras, facilmente configurável, e abrangendo o que de melhor se faz no mercado. Este novo modelo incorpora o melhor dos modelos anteriores, e evolui para desafios mais ambiciosos, no presente e no futuro. Proporciona uma interação com o utilizador final mais completa, flexível e funcional. Ao investidor, oferece inovação, redução do impacto ambiental, mais autonomia, eficiência  e mais rentabilidade. Com o acesso remoto incorporado na configuração standard, o investidor pode gerir a sua máquina onde quer que esteja. Pode receber informação de anomalias, limites contagens, alarmes e outra informação necessária para o seu negócio, facilmente configurada a qualquer momento. 


CONFIGURAÇÃO BASE PADRÃO – MODELO SP Flex

Obs: Esta configuração base é comum ao número de pistas de lavagem. Desde 1, 2, 6 ou 8 pistas, o dimensionamento dos diversos componentes, e as suas caraterísticas, mantém o princípio de funcionamento SP Flex.

Estrutura (módulo de alta pressão) – em tubo/perfil modular, para fixação de grupos de alta pressão. Apoios anti vibratórios para atenuação de ruídos e vibrações, dos grupos de alta pressão e de pulverização jantes. 

Grupo de alta pressão de lavagem, para uso intensivo – Motor trifásico 2,2kW Δ220-240V/Y380-415V 50/60Hz, 1000rpm 6P,  B34 IM2101. Bomba alta pressão 10 l/min, 150bar, 85°, proteção do veio e acoplamento flexível. Regulador de pressão com bypass, manómetro de glicerina 250bar, sensor de caudal, e acessórios de alta pressão.

Grupo pressurização independente, para pulverização de jantes – Motor trifásico 0,37kW Δ220-240V/Y380-415V 50/60Hz B34 IM2101, 1500rpm, 4P. Bomba rotativa palhetas bypass, 25bar, inox, com proteção veio e acoplamento flexível. Manómetro de glicerina 25bar, eletroválvula com dispositivo anti-retorno incorporado, e acessórios hidráulicos.
 
Quadro elétrico  de comando da máquina – armário metálico IP66, com 1 ou 2 portas. Aparelhagem de corte, proteção diferencial, proteção e comando. Redes internas de comando (CANopen ou Modbus e Ethernet), e switch. Variação de velocidade, em redes CANopen ou Modbus. Autómato programável com ethernet e/ou CANopen, ou ethernet e/ou Modbus, módulos de entradas e saídas. Display 5,7″ tátil a cores, para gestão centralizada local.
   

                                    
Variadores de velocidade, proporcionando arranques suaves, economia de energia, programação de pressão individual por cada programa, e regulação caudal para um ajuste mais rigoroso da diluição de cada detergente. Controlo do consumo de corrente de cada motor do grupo de alta pressão, para deteção de consumo exagerado por: rolamentos gripados, bloqueios da bomba de alta pressão, mau funcionamento do regulador de pressão, e outros.

 
Circuito hidráulico de baixa pressão – Tubagem multi camada e PP-R. Eletroválvulas com dispositivo anti-retorno incorporado, para comando dos circuitos: água fria, água quente e água tratada por osmose inversa. Todos os circuitos hidráulicos, são seccionados por válvulas de corte individual, para facilitar intervenções de assistência técnica em segurança, e reduzir a necessidade de paragens totais.
 
Sistema de dosagem de produtos químicos de lavagem – Bomba doseadora individual (configurações de 1 a 5 pistas de lavagem). Bomba doseadora eletromagnética, individual por produto químico e por pista de lavagem. Para utilização de produto de lavagem pronto a usar, com a regulação da diluição adequada, a efetuar através de bomba doseadora.
 
Sistema de dosagem produtos químicos de lavagem hiperconcentrados (grande autonomia) – Sistema central de diluição, em grupos de 3 ou 4 pistas. Pré-diluição do produto hiperconcentrado, diretamente para a dosagem programada do produto da pista de lavagem. Grande autonomia dos produtos da lavagem, e redução significativa dos custos de exploração. Só disponível a partir de 6 pistas de lavagem.
 
Sistema de filtragem da água – Desde a entrada principal de água à máquina, e de acordo com a sua origem: mina, poço, furo, ou da companhia. O tipo de filtragem e caudal dos filtros, é dimensionado, de acordo com a origem da água, e número de pistas de lavagem. São utilizados 3 filtros: – um primeiro na entrada principal, um segundo antes do sistema de pré-tratamento (descalcificador), e um terceiro à saída do descalcificador, para o circuito de osmose inversa.
 

Sistema de pré-tratamento de toda a água que entra na máquina (Descalcificador) – Descalcificador mono garrafa, com válvula volumétrica e controlador eletrónico. Reservatório de sal para a limpeza e regeneração da garrafa.

Sistema de produção de água tratada por osmose inversa – Grupo de pressurização de água à entrada da membrana, composto por: – válvula de corte individual, eletroválvula com dispositivo anti-retorno, grupo motor/bomba, proteção do veio, acoplamento flexível, e manómetro de glicerina de 25bar. Apoios anti vibratórios para atenuação de ruídos e vibrações do grupo. Membrana osmose 4040 e tubo de proteção. Acessórios: válvula de regulação caudal do esgoto, válvula regulação caudal de água tratada produzida, sonda de condutividade e controlador de condutividade/qualidade da água, de painel com display. Reservatório de acumulação de água tratada, com sondas de nível mínimo e máximo. Eletrobomba com sistema pára/arranca automático, para pressurizar a água tratada para o coletor de baixa pressão.
Sistema de aquecimento de água – Bomba de calor compacta vertical, com evaporador incorporado, condutas de ar (entrada/saída), resistência de apoio, e serpentina. Como complemento de apoio à bomba de calor, é instalado um sistema solar termossifão, com painel solar e acumulador. 
 

Acessórios pista de lavagem – Braço aéreo rotativo 360°, fixação em teto/travessa, comprimento 1750 mm, rígido em inox, com junção rotativa na saída da mangueira para a lança. Mangueira borracha 2 tranças 3/8″, desde o grupo de alta pressão até à entrada do braço aéreo. Mangueira saída braço aéreo para a lança em trança têxtil, 60°C, 200 bar, F3/8″ x F 3/8″, com 3,5m. Pistola automática lavagem standard (aperta gatilho abre, larga gatilho fecha), com junção rotativa na entrada da mangueira. Lança em inox ponta curva, com proteção de mãos, com 700 mm, inox, com bico de pulverização em leque. Suporte lança rígido em inox, fixação ao solo.

Acessórios de pulverização de jantes – Tubagem do coletor central da saída da eletrovalvula,  ao coletor na pista de lavagem, no topo e do lado oposto ao da lança da lavagem. Mangueira helicoidal 8×5 com memória, colorida (cor à escolha, na gama de cores disponíveis). Pistola de pulverização com lança inox 75 cm, bico de pulverização em leque 110° de baixo caudal. Suporte de lança rígido em inox, de fixação ao solo.
 
Autocolantes instruções de lavagem – digitalizados e laminados com película mate. Podem ser customizados de acordo com a imagem do Cliente. Instruções de Lavagem com 550X800mm, Diagrama de Programas com 550X800MM, e Instruções de Jantes  com 400X500, junto à lança das mesmas.